Blog(ueira) que diz?

Você sabe por limites nas suas relações? A lidar com pessoas intrometidas e inconvenientes?

Oi, tudo bem?

Vamos de polêmica enquanto separamos o look de Natal?

Esse post já estava no rascunho há um bom tempo, porém é um post mais cara do Natal, época em que normalmente encontramos todo mundo que não vimos durante o ano – principalmente família e parentes em geral e é nestes encontros que a “língua” rola solta, porque se sentem a vontade para julgar, opinar e se meter na vida de todo mundo.

Faz alguns anos que não participo de encontros assim, porque sempre fui o assunto principal do evento, até mais que o pavê e as uvas passas. Ainda bem que o mundo da voltas e as coisas se encaixam em seus lugares com o tempo.

Claro que nestes casos lembramos sempre da família, mas a situação está muito pior. Hoje em dia parece que grande parte das pessoas, perdeu o bom senso de respeito e se sente no direito de falar tudo, se meter em tudo e você não pode abrir a boca, porque você vai “parecer o grosso(a)“…e é sobre isto que quero falar aqui, porque já passei por essa experiência.

E já te pergunto: você sabe por limites nas suas relações? Sabe lidar com pessoas intrometidas e incovenientes?

Quando digo saber por limites, é até onde estamos deixando a outra pessoa interferir no nosso pensamento, nas nossas escolhas, na nossa vida. Quando não nos manifestamos, é como se deixassemos a nossa vida a mercê de comentários e isso pode prejudicar muito quem se magoa com facilidade ou tem medo de se impor ou por diversos motivos (muitas vezes em grande parte dos casos, isso é levado para a terapia), eu mesma levei muito o assunto sobre se impor e aprender dizer não, porque durante um bom tempo eu fui mais queita, mais tímida e isso também acaba sendo um prato cheio para quem é mais “solto” e aqui já entra outra questão que muitos confundem e acabam usando de maneira errada: ter personalidade forte é totalmente diferente de ser mal educado e agressiva nas palavras.

Uma pessoa com uma personalidade forte geralmente é confiante, assertiva e sabe o que quer, sem deixar de ser respeitosa com os outros. Ela pode expressar suas opiniões com clareza e tem uma presença marcante.

Por outro lado, ser agressivo ou dominar os outros envolve comportamentos que buscam controlar ou intimidar as pessoas, sem considerar suas necessidades ou sentimentos. Uma pessoa agressiva pode ser ríspida, insensível ou até mesmo hostil, enquanto uma pessoa com personalidade forte pode ser firme sem recorrer à hostilidade.

Então, antes de sair hoje e a partir de agora, aprenda que você precisa estabelecer limites com clareza, cabeça erguida e firmeza ao falar, use respostas curtas e neutras, pratique o “não” sem culpa, não se explique demais e reforce tudo isso na sua postura corporal, redirecione a responsabilidade da pergunta ou piada de forma educada olhando no rosto de quem o fez, tenha em mente que o problema não é você e o mais importante, se necessário, se afaste (que a paz reina).

E voltando onde disse que você vai parecer estar sendo grosso(a) quando revidar, é porque qualquer mudança quando nova na vida da gente, faz com que a gente sinta que estamos fazendo algo errado ou que vai contra o que somos e os que estão acostumados com o seu comportamente de “aceitar” o que chega, vai demonstrar incomodo e é nessa hora que você precisa ser firme e ver quem brinca de forma saudável e quem você precisa evitar.

E por que não começar com essa mudança hoje?

Feliz Natal, um beijo!

Suh Dolenga

Capa Foto de Ezkol Arnak*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *