Imagem e estilo sem neuras

Série Cores: Branco – Contexto e desafio de look com uma peça da cor

Diz a lenda que conhecemos mais tons de branco do que os esquimós, ao total são 67 tons diferentes, sendo os mais conhecidos: branco gelo, loiro platinado e branco puro.

Da mesma forma que acontece com o preto, perguntamos se o branco também é uma cor e na teoria da óptica, o branco é a soma de todas as cores.

O branco remete a tudo que tem início, quando o mundo foi criado o comando foi de “faça-se a luz”, outro símbolo de início, é o ovo branco, o leite que é branco, é o primeiro alimento que nós recebemos ao nascer.

O branco é visto como uma cor do bem e de tudo que é perfeito. É a cor dos deuses e de alguns santos no catolicismo, além de ser a cor de grandes eventos tradicionais, sendo uma cor absoluta, uma cor positiva, decente.

O branco é feminino, uma cor nobre, mas fraca em comparação as suas cores contrárias, preto e vermelho que são cores de força e poder. E na divisão medieval dos quatro temperamentos: o vermelho representa o sanguíneo. O amarelo, o colérico. O preto, os melancólicos e o branco, os fleumáticos – outra hora falo sobre cada um deles.

O branco é conhecido também coo a cor símbolo do que e limpo e esterilizado, com a cor da inocência e até do sacrifício e para algumas culturas, também representa o luto, principalmente para religiões que acreditam na reencarnação não vendo a morte como um final logo também simboliza a cor dos mortos, dos fantasmas e espíritos.

Agora o branco no mundo da moda tem um longo histórico, desde a revolução francesa, como o estilo rococó, várias mudanças foram acontecendo, um deles foram os valores da burguesia: liberdade, igualdade e fraternidade, porque o rococó exigia uma imagem artificial de cinturas apertadas, cabelos embaixo de perucas e o rosto coberto de maquiagem branca, tudo para trazer uma perfeição falsa. Logo o ideal de liberdade exigia a “volta as origens” que no lugar de tudo apartado, montado, buscava um aspecto natural.

Também é a cor do design minimalista, do vazio e do leve, de vários alimentos, dos artistas e de status “colarinhos e coletes brancos”. E depois do polêmico período dos vestidos de noivas serem preto, algumas tradições usava-se o melhor vestido independentemente da cor e foi após o casamento da Rainha Vitória, ela usou vestido e véu de grinalda que a tradição do vestido de noiva branco começou a ganhar fama, pois foi visto como o dia que todas podiam ser princesa por um dia.

A cor branca é frequentemente associada à pureza, paz, inocência e limpeza. No contexto das roupas, a cor branca é frequentemente usada em ocasiões formais ou para simbolizar a pureza, como em vestidos de noiva ou uniformes de profissões como médicos e enfermeiras. Além disso, a cor branca é uma cor neutra que pode ser facilmente combinada com outras cores e é frequentemente usada durante os meses mais quentes do ano, pois ajuda a refletir a luz do sol e a manter o corpo fresco. No entanto, é importante lembrar que o significado atribuído à cor branca pode variar de acordo com a cultura e o contexto em que é usada.

Curtiu? Eu sou a Suh e estou me especializando em consultoria de imagem e estilo e semanalmente eu trago uma cor para falar aqui e na mesma semana um look temático.

Um beijo, Suh Dolenga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *