Imagem e estilo sem neuras

Série Cores: Amarelo – Contexto e desafio de look com uma peça da cor

Oi, tudo bem? Hoje vamos falar sobre a cor amarela!

Existem 115 tons de amarelos, três deles mais conhecidos são Amarelo âmbar, amarelo mostarda e amarelo areia.

Conhecida como a cor do otimismo da jovialidade, da recreação. É uma cor ambígua, porque também da hipocrisia, irritação, inveja, do ciúmes, ela também remete a cor da iluminação e entendimento como dos traidores e desprezados.

Deixo aqui uma frase do Van Gogh sobre a cor amarela comparada a luz do sol, nota-se que ele sempre usou muito a cor amarela em suas obras, ele trabalhou durante um bom tempo com o amarelo cádmo, que é atóxico mas com valor alto, por conta disso ele passou a usar o amarelo cromo, o problema é que na composição se encontrava chumbo e enxofre, tornando perigoso. Não é atoa que é a cor dos artistas, do criativo.

“Existe aqui, em volta de tudo, uma tonalidade de enxofre, o sol me sobre a cabeça. Uma luz, que na falta de palavra melhor, não posso denominá-la de outro modo, senão amarela. Ah, como é lindo o amarelo!” (Van Gogh)

Além disso o amarelo, nos simbolismos europeus antigo, é visto como a cor da inteligência e também já foi cor de avental para alguns cursos de universidade como os de ciências naturais, porque é a cor que representa o discernimento e da pesquisa.

O amarelo pertence ao verão, é comum nas flores, nota-se que muitos produtos possuem amarelo nas embalagens, ex: protetor solar : lembra verão, perfumes com aromas de flores…sendo também a cor da maturidade e do amor sensual.

É a cor que também tem o efeito ideal na impressão a cores, um exemplo é o amarelo com preto, visto em placas de transito principalmente à distância, nota-se que os Correios usam da cor amarela em sua logo e até embalagens. Por isso é conhecido como a cor da advertência, do chamativo e até berrante.

Na simbologia das bandeiras, o amarelo é conhecida como a letra Q de quarentena, na idade media quando uma bandeira amarela era hasteada em uma aldeia, significava que naquele local havia eclodido a peste. Ainda na idade média, a cor amarela era a cor das mães solteiras que deveriam expor publicamente a desonra usando algo desta cor. Ainda dentro da simbologia europeia, também é a cor da má reputação.

Para alguns estudiosos as cores também tem formas e o amarelo é pontudo, também é a cor conhecida na cozinha com temperos e alimentos.

Como em qualquer cultura pode haver mudanças em seus significados, na China, o amarelo é a cor da sabedoria, harmonia, felicidade, gloria e da cultura.

Fonte estudada: Psiicologia das cores – Eva Heller

Curtiu? Me siga para acompanhar a série cores e antes que eu me esqueça, meu look da semana com a cor amarela para vocês se inspirarem e me acompanhem no Insta @suhellendolenga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *