Oi, tudo bem?
Normalmente sexta é dia da nossa conversinha, mas penso que vou vir mais vezes aqui, durante da semana e hoje quero falar sobre redes sociais. Tenho percebido o quanto venho mudando a maneira de ver as coisas, a vida e principalmente as redes sociais. Eu sempre fui muito ativa no digital, sempre amei isso, mas depois de ter passado por várias mudanças nesse meio, e quando digo mudanças, é porque sou da geração que viveu a transição do analógico para o digital, ter experienciado as primeiras redes sociais Fotolog, Orkut, ICQ, MSN...(comentei sobre isso em um outro post, da saudade que dá dessa época em que tudo parecia ser mais genuíno), de como o crescimento no online foi um boom e hoje passamos mais tempo com um “avatar”, tendo várias versões…como a profissional no Linkedin, a perfeita no Instagram, o famoso no Youtube…e por ai vai. Hoje a IA já chegou e esta emburrecendo (mais ainda) as pessoas que não sabem usar. Não vejo a IA como uma inimiga, mas infelizmente ela está dominando todo o espaço por falta da capacidade de muita gente de buscar conhecimento e trabalhar de forma inteligente com a tecnologia. Porém, essa mudança toda fez com que a eu chegasse a um limite, um esgotamento e até um ranço por diversos motivos. Um deles acredito que o principal, a falta de noção de algumas pessoas.
Com o passar do tempo, nos tornamos reféns das redes sociais, da pressão de estar sempre compartilhando e expondo tudo, mas o tudo tem as consequências e essa que maior incomoda é o fato de muitas pessoas acharem que tem o direito de dizer o que você faz ou não esta certo ou errado, a ficar ali de vigiando no silêncio, sem comentar, sem curtir, sem apoiar, mas esta ali pra não perder nada – quem sabe, porque se ver algum ponto que consiga tirar aproveito, ela vai se sentir no direito de exigir ou dizer que sempre acreditou em você…
Hoje eu venho selecionando muito o que compartilho, tenho aparecido cada vez menos nas redes sociais, trazendo pontos que vejo que podem ser compartilhados e muitas vezes depois que já fiz, realizei e conquistei. O lugar que mais tenho me sentido a vontade de ser eu mesma ainda é aqui, no meu blog e no meu canal, no Youtube, porque as pessoas não tem paciência para ler ou ver conteúdo longo, principalmente se você “fala muito” e assuntos que pra ela parecem bobos. Registrar momentos do meu dia a dia tem sigo muito gostoso, porque é uma maneira de eu viver leve, sem a cobrança do perfeito que as redes de 15, 30, 60 segundos querem. Isso só acelera a gente cada vez mais.
E onde entra o “silenciar” e o “ocultar” nas redes sociais?
Entra no momento em que eu vejo que o outro passou dos limites e me incomoda. Em um perfil em que eu sou dona e quero me sentir a vontade com pessoas que gosto e vejo que muitos estranhos me apoiam mais do que os “conhecidos” que só estão ali de curioso. Logo o silenciar e ocultar, essas duas opções tem sido meus melhores amigos. Já fiz uma limpa grande e removi muitas pessoas que não quero que me sigam, o grito de alerta é quando uma pessoa que não curte, não comenta, não interage comigo se sente ofendida de eu deletar ela do meu perfil e vem me pedir satisfação do porque fiz isso. Cara, eu que pergunto, qual é o seu problema? E desde quando você ACHA que pode me cobrar algo? Até porque eu vejo a pessoa comentando, curtindo, apoiando famosinha, como se ela fosse te enxergar. Mona, para que ta feio, apoia amigas, colega, conhecidas e quem você quer ficar cuidado da vida, porque assim quem sabe também será apoiada. #paz
Sim, muita gente eu silencio porque são perfis que não quero deletar, de vez em quando eu confiro algo, mas que não quero ver toda hora, entende? Agora, tem quem quer me “acompanhar” mas eu não quero compartilhar tudo com essa pessoa, então eu oculto ela dos meus stories e é isso. Você quer ficar ali me cuidando, sem interagir? ok, mas não vou compartilhar tudo com você. Eu sempre confiei na minha intuição e muitas vezes ela fica ali, batendo na mesma tecla me dizendo onde está o problema e eu sei disso. Eu sei os nomes.
Eu sei muito bem quem gosta de mim, da mesma forma que eu sei quem não pode me ver pintada de ouro na frente, mas a pessoa não perde nada que eu posto. Hoje, sabendo que minha energia vital anda baixa, sei que é muita questão de vibração negativa pra cima de mim. Quando você passa a se destacar, conquistar algumas coisas, isso incomoda muita gente e ai a inveja rola solta. Por isso, tenho cuidado mais ainda o que compartilho publicamente, porque são poucas as pessoas que realmente torcem por mim.
Se você se sente assim, também, reveja e tome um banho de sal grosso, ervas e se preserve energeticamente. Isso te protege da maldade alheia.
A gente que já nasceu meio bruxa, mio médium, sempre sabe… Sempre sabe.
Um beijo, Suh Dolenga
Capa Foto de Tatiana Syrikova