Blog(ueira) que diz?

Minhas primeiras parcerias e minhas dicas!

Oi, tudo bem?

Quem diria eu estaria falando sobre parcerias e esse dia chegou, sempre foi algo que quis fazer com marcas e esse ano eu comecei a entrar nesse universo, mas como tudo na vida, é sempre bom saber se vale a pena ou não antes de seguir com isso.

Já faz um bom tempo que faço conteúdos nas redes sociais, tem quem me segue desde a época do Fotolog (e isso se chama conexão), a pessoa se identifica comigo, no que penso, acredito e curte acompanhar. Sempre fui de falar sobre shows, festivais, viagens (poucas que ja tenha feito, mas sempre que posso amo fazer vlogs) e desde o ano passado passei a trazer a mescla de moda e metal, unindo duas coisas que para mim faz total sentido, até porque tenho loja online de correntes e eu passei a ser a cara da minha marca.

Quando você passa a criar conteúdos relevantes, atrai o público certo, passa credibilidade, a sua comunidade vai crescendo e isso eu venho conseguindo com a dedicação, planejamento e carinho no que faço que são pontos importantes para quem quer começar a criar conteúdos, mas…sem cobrança. Tem dias que não consigo produzir e esta tudo certo.

Conforme fui começando a criar os conteúdos, marcas começaram a me notar e contatar para fazer parcerias e até mesmo enviar os tão sonhados “recebidos” ou collab e hoje tem também o afiliado (sim, porque tem diferença) e é nesse momento que você ve que o que esta fazendo esta te dando retorno.

Esse ano fiz algumas parcerias/collabs e até ganhei recebidos de marcas que tem a ver com o meu nicho, moda (roupas, sapatos e acessórios). Cada caso é um caso, então vai muito do que a marca quer contigo e é sempre bom conversar bem para não passar nada (falo isso por experiência própria, tive um caso que combinamos algo e queriam seguir de outro após eu ter concluído o que foi planejado…). Em muitos casos, são permutas, mas se for parcerias pagas, é necessário contratos e reuniões, para alinhar certinho, eu sou dessas e gosto de repassar isso pra frente. Até hoje fiz apenas parcerias por permuta, é normal para quem esta começando, mas vale a pena, tanto para a marca, como para a gente, porque criamos conexão marca/clientes da marca/seguidores, atrai novos públicos como também novas marcas a quererem te procurar…

E algo mega importante para quem esta começando: não tente começar com marcas muito grandes, comece com o que está disponível a te enxergar e assim o crescimento vem e só faça parcerias se você se identificar com a marca, história, pensamentos… isso é importante demais. Já recusei fazer com uma empresa que eu pesquisei antes e não “bateu” com o que acredito, vi muitos alertas vermelhos (isso é algo que eu também faço, pesquisar sobre a reputação, crença, história, feedbacks de clientes se onde você esta entrando não é furada), porque você pode se “queimar” e meu bem… pra recuperar a imagem é três vezes mais difícil.

Antes de tudo já adianto, não tente começar com marcas muito grandes, comece com o que está disponível a te enxergar e assim o crescimento vem. Sabe o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo”? É mais ou menos assim que funciona, o caminho vai se abrindo.

E sou afiliada de uma marca, que é algo que pode ser muito positivo para quem quer ganhar um extra, porém, você sente que depende muito de você para ter retorno. Não entendeu? Vem que separei sobre a diferença de cada um:

  • Collab (Colaboração): É uma parceria entre criadores de conteúdo ou marcas para criar algo em conjunto. Pode ser uma coleção de moda, um vídeo, ou qualquer outro tipo de conteúdo criativo que beneficie ambas as partes, aumentando o alcance e a visibilidade.
  • Parcerias: São acordos comerciais entre criadores de conteúdo e marcas, onde o criador promove produtos ou serviços em troca de pagamento, produtos ou outras formas de compensação. É comum em campanhas de marketing de influenciadores.
  • Afiliados: Programa onde criadores de conteúdo promovem produtos ou serviços de uma marca por meio de links personalizados. O criador ganha uma comissão por cada venda realizada através desses links, funcionando como um vendedor digital.
  • Recebidos: Refere-se a produtos que as marcas enviam para influenciadores ou criadores de conteúdo sem obrigatoriedade de divulgação. Muitas vezes, são presentes ou amostras que a marca espera que o influenciador mostre em suas redes, mas sem contrato formal.

E o extra que esta em alta:

  • UGC (User-Generated Content): Conteúdo gerado pelos usuários, ou seja, fotos, vídeos, ou textos criados pelos próprios consumidores e compartilhados nas redes sociais ou sites das marcas. As empresas utilizam esses conteúdos para promover seus produtos de forma autêntica, contando com a aprovação e envolvimento do público. Nesse caso, o número de seguidores não importa*

Até aqui falei sobre o meu lado “blogueira/influencer”, vamos falar um pouco também do outro lado…da visão que tive em relação algumas empresas que me procuraram. Porque não vi ninguém falando sobre isso…

No começo eu mesma fui atrás das marcas, criei um Press Kit/Midia Kit (que é legal você pensar em ter um), porém, fui deixando meio de lado quando vi que não estava tendo retorno… me afiliar em uma marca, me abriu o leque para outras marcas me buscarem, mas… o que senti é que tem marcas que sabem super bem conversar, abordar, fechar algo super legal, mas tem empresas que ainda pecam nisso. Eu mesma recebi a mensagem de algumas que são novas e logo que perguntei algumas coisas (lembra que gosto de alinhar tudo antes? então), sumiram. Então antes de buscar alguém para representar a sua marca, tenha em mãos/mente todo o projeto para que ambos os lados consigam realizar um bom trabalho.

Me conta aqui se você já faz parcerias, se está buscando fazer, se o conteúdo te ajudou…E eu estou aberta a fazer caso você, marca, esteja passando por aqui!

Inclusive, na foto de capa uso relógio da https://www.saintgermainbrand.com.br/ (Cupom 10% A-SUHELLEN10)

Um beijo, Suh Dolenga

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