Se tem um livro que sempre indico quando você quer entender afundo sobre comunicação visual, sem dúvida esse é o meu preferido!
Ele foi a principal base de pesquisa no meu artigo na pós em Comunicação Digital e E-Branding alguns anos atrás onde eu trabalhei na pesquisa sobre a linguagem imagética e textual de uma campanha publicitária da Folha de São Paulo. Ele me abriu a mente em querer entender mais sobre a “imagem como matéria de investigação“.
O livro trata a imagem como meio de expressão desde a pintura pré-histórica, com isto os escritores trabalham na investigação por trás da problematica dos signos visuais ou mesmo audiovisuais (filmes/comerciais) num contexto geral, além da diferença entre a palavra e imagem como os gêneros imagéticos tradicionais (fotografia, pintura, dentre outros), passando pela fotografia digital, a infográfica, o Holo, entre outros.
Os escritores abordam a fundo o tema com reflexões e fundamentações teóricas com análises das imagens, trazendo também, o conhecimentos de alguns filósofos, como Platão, Aristóteles e não esquecendo de Foucault, Descartes, Derrida, Platão, Wittgenstein.
É um livro que faz você refletir sobre o que de fato é imagem dentro da dimensão semântica, sintática e pragmática. É uma obra de fácil leitura e entendimento, um referencial bibliográfico valioso, perfeito para estudantes e especialistas que lidam com a comunicação, publicidade e até para quem quer entender melhor sobre o assunto. Indico conhecer um pouco mais sobre Charles Pierce, pois mesmo é citado como um dos principais teóricos.
Sobre os autores:
Lucia Santaella, coordenadora do doutorado e pós-doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Winfried Noth, professor titular e decano da Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Kassel, na Alemanha.