Quando diziam pra mim:
“empreender é maravilhoso, mas é um processo lento e um caminho solitário“
..realmente é, muito e nunca tive dúvidas disso.
Desde que abri minha loja online em 2020 (@lojabiscuitmoon), as coisas acontecem como uma montanha russa, tem momentos ótimos e tem os que você precisa resolver BO’s e na maioria das vezes esses se destacam e é nesses que muitos largam os bets.
Conheci pessoas que também começaram, na mesma época e desistiram no caminho. Não é fácil, pois você precisa aprender um pouco de tudo, não pode ter preguiça, tem que estudar, se dedicar, sacrificar algumas coisas, fins de semana…dormir pouco (menos do que já durmo), investir de várias formas (financeira, energia, amor, usar da criatividade…)
Em 2021, comecei a participar de grupos e comunidades de empreendedorismo, a ter uma mentora, e vocês não tem noção do quanto isso abriu a minha mente…nesse meio tempo, acabei me afastando de muitas pessoas que não estavam mais na mesma linha de raciocínio que eu. As vezes você precisa fazer isso, precisa pensar no seu caminho, no seu futuro, no que você quer primeiro. E não é errado, tá?
E sempre tem 🐍: “você se formou em mil cursos, faculdade, pós, pra virar isso? Tá ganhando bem? Tá toda se achando, virou blogueirinha. Não vai casar? E os concursos?”… 👌 “So porque tô “vestindo a camisa do meu negócio“, como sempre vesti em todos os trabalhos e projetos que me envolvi, mas este é diferente e assusta, né?! 🙃
Como tudo na vida, para dar certo, você precisa cuidar da 🌱 para virar aquela 🌳 incrível. Reflita se você se sente pressionado e levando a vida que os outros querem, se não a sua. Mude isso enquanto dá tempo.
Por essas que passei a compartilhar em vídeos no YouTube, como é isso tudo e com orientações. Fiz um vlog/doc, mostrando pouco de como é ir para as feiras nos sábados e em duas feiras diferentes, pois cada uma tem seu diferencial (Feira na Vila Urbana e Feira da Reinvenção) e como isso ajuda com divulgação a local, além de passar confiança para quem mora longe a querer comprar seu produto. #dica
E você, empreende? Me conta um pouco sobre seu negócio!
Um Beijo,
Suhellen Dolenga