Alguns dias atrás, postei sobre isso mas de forma bem resumida. Hoje vamos detalhar melhor no meu ponto de vista, como faço e vejo que funciona com a minha loja mesmo sendo pequena, ainda.
Imagem: Sim, vou começar com esse e faz total sentido. É necessário cuidar da sua imagem, seja na forma como você se veste, se cuida, tom de voz, palavras, tudo faz parte . A comunicação não é apenas falada, ela envolve muitas outras questões. Inclusive, suas redes sociais, muitos pesquisam e buscam conhecer quem está por trás de uma marca, no que pensa, acredita, fala por aí…e não dá pra ser duas personas, por isso, seja você sempre, mas com cautela e profissionalismo.
Horário de atendimento: No início é você pra tudo, independente do que você trabalhe, seja com um comércio ou com serviço, eu no caso trabalho com os dois. Portanto, é necessário definir um horário de atendimento. Analise o quanto de mensagem você recebe, penso que aqui pode contabilizar tudo, desde redes sociais, e-mails, aplicativos de mensagem, separe de uma a duas horas do seu dia para ficar disponível para atender e responde seus potenciais clientes
Whatsapp Business: Tenha um número apenas para o seu negócio, o aplicativo já consta com uma versão empresarial sendo possível programar mensagem de boas vindas, horário de atendimento, catálogos e ate organizar por etiquetas. É uma forma de trabalhar a comunicação de forma humanizada, criando conexão com o seu cliente. Evite robotizar esse processo.
Estude sempre: Sim, não dá pra fugir. Sempre que possível, invista em conhecimento sobre assuntos relevantes ao seu negócio. Assim, mostra ao seu cliente que você se importa com a qualidade e leva a sério, não só ele, como a empresa toda.
Lembre-se: nunca trate sua empresa como uma “coisinha”, “lojinha”, cheio de “inhas” pois vai ser “inha” que você vai ter de retorno. Entendo que muitos usam esses termos para trazer algo carinhoso pro negócio, mas pode prejudicar de certa forma. Por menor que seja ou até mais nova no mercado, seu negócio merece ser visto como algo sério. A forma como você o trata reflete para o seu cliente, para sua divulgação, para todo o contexto, entende?
Quando você tiver esse tipo de pensamento, lembre da frase “pequenas empresas, grandes negócios” é o nome de um programa (sim, recomendo você assistir e acompanhar), mas é a forma que você tem que ver o que você tá investindo energia.
Recomento complementar a leitura: