Análise de estilo

Clementine Delauney – uma pirata com toque cigano e romântico (Análise de estilo)

Oi, tudo bem?

Vamos navegar hoje pelo estilo de Clementine Delauney, vocalista do Visions of Atlantis e ex-Serenity.

Para quem acompanha ela, sabe que a banda se inspira em temas marítimos, aventuras épicas e mitologia, especialmente na lenda da cidade perdida de Atlântida e isso fica visível na forma que ela se veste. Clementine, sempre aparece com vestidos médios ou longos e fluidos, com cortes inspirados em roupas das mulheres medievais e renascentistas, porém de uma mulher mais simples. Muitas vezes, ela aposta em tecidos como veludo, renda e cetim, criando uma imagem etérea e mística cercado de cores sombrias e profundas, como o preto, azul escuro, vinho e tons metálicos aparecem bastante nos seus looks. Já os acessórios, ela busca incluir brincos longos, pulseiras, braceletes, gargantilhas em camadas e peças com pedras ou símbolos místicos. Além disso, ela também inclui alguns elementos como chapéus, coroas nas apresentações. Em resumo é um estilo que combina fantasia com um toque gótico e atraente refletindo a estética sinfônica e romântica, mas também traz elementos modernos, dramáticos e inclusive cigano, por conta de viajarem muito e ter uma vida mais nômade.

Na maquiagem ela aposta em algo delicado, mas bem marcante, com delineado intenso, batons escuros (vinho, vermelho ou nude profundo) e pele impecável, trazendo um toque no visual mais refinado e até gótico, isso também fica bem visível com o uso de mascáras e chapéus para interpretar personagens.

Ela complementa super bem sua apresentação que frequentemente aborda histórias fantásticas, descobertas, sentimentos de nostalgia e busca por um mundo desconhecido. No álbum Pirates (2022), a tanto ela como a banda adotou uma estética ainda mais forte ligada à temática pirata e exploradora, trazendo um som épico e cinematográfico.

Fora dos palcos, ela também incorpora peças mais contemporâneas, como blusas justas, casacos estruturados e botas over-the-knee, equilibrando o toque medieval com modernidade, mas seguindo um estilo mais minimalista. Porém, moderno, independente no palco ou na vida real, ela transmite uma aura de misticismo e realeza, perfeita para a sonoridade épica e grandiosa do metal sinfônico.

Se identificou com o estilo da Clementine?

Se não conhece a banda, recomendo três músicas: “Melancholy Angel” (2022) – Do álbum Pirates, essa música traz uma pegada épica e emotiva, falando sobre um espírito perdido que busca redenção e liberdade. A melodia combina poder e melancolia, reforçando a ideia de uma alma navegando entre a luz e a escuridão. “A Life of Our Own” (2022) – Também de Pirates, essa faixa fala sobre libertação e seguir o próprio caminho, bem na vibe pirata da banda. A letra transmite um sentimento de desafio contra o destino e a busca por independência. “Heroes of the Dawn” (2019) – Do álbum Wanderers, essa música tem um tom grandioso e inspirador, contando a história de exploradores que enfrentam o desconhecido em busca de algo maior. É um verdadeiro hino para quem ama aventuras e descobertas.

Foto capa e mais sobre Clementine Delauney e Visions of Atlantis em: @clementinedelauney @visionsofatlantis

Um beijo, Suh Dolenga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *