"EUpreendedora"

Bloqueio criativo, auto-bloqueio e excesso de informação

Normalmente quem sofre mais com esse tipo de coisa, somos nós da área de criatividade e empreendedores, já percebeu? Falo isso, porque o tempo todo precisamos estar em busca de novidades, ideias incríveis, formas de atrair clientes e haja cérebro pra tudo isso… chega uma hora que a cabeça não aguenta.

Mas infelizmente é algo normal e acontece com todos, temos fases na vida em que por questões pessoais, até mesmo inconcientes passamos a ter esses bloqueios e ficamos nos perguntando o porque disso e atualmente um dos grandes fatores pode estar sendo: excesso de informação.

Na Pandemia, nós passamos a ficar 24 horas conectados, seja para trabalhar, para estar com os amigos, para festar online, para assistir aulas, LIVES, eventos, mais LIVES, premiações, mais LIVES, consultas médicas, mais lives, sem contar da imensidão de pessoas que começaram a empreender digitalmente.

A quantidade de plataformas, redes sociais, links, vídeos, novidades nos bombardeando o tempo todo é incontável e faz com que isso ao invés de ajudar, atrapalhe de certa forma. Muitas vezes o auto-bloqueio/bloqueio criativo vem também por influências externas, comparações, medos, julgamentos, estresse, insônia, problemas de saúde, falta de vitaminas (sim, pode acontecer) e sinto informar, até questões mal resolvidas da infância. Terapia é vida, recomendo fortemente <3

Pra resumir:

Bloqueio criativo e auto-bloqueio estão relacionados ao excesso de informação, a diferença é que o auto-bloqueio muitas vezes acontece por não nos acharmos capazes e até mesmo desanimar de com algo, pela falta de inspiração (bloqueio criativo), medo de tentar, buscar algo que ajude melhorar isso, principalmente sair da bolha!

Vou te passar três exercícios, para acabar com o excesso de informação (eu já testei e comigo funcionou):

  • Reveja todos os aplicativos que você tem perfil, tem necessidade de estar em todos? Se não, saia, deleta e vida que segue;
  • Nos perfis que você decidir manter, comece a fazer uma limpeza, como assim? Sim, começa a deletar (ou silenciar, se achar melhor – dependendo de quem for, e evitar dor de cabeça maior) perfis que não estão agregando em nada na sua vida ou possam estar te fazendo se sentir mal (mesmo você achando que não – lembre-se, muita coisa é insconciênte)
  • Você costuma assistir determinados programas de tv, estilos de filmes, ouvir podcast focado em algo “pesado”? Reveja se algum deles não está te deixando insegura, com medo, ou desencadeando algum sentimento que sim, pode ser inconciênte – novamente repito, mas que possa estar te atrapalhando e você nem se deu conta. EXEMPLO: eu amo programas de investigações, ID é meu canal preferido, assisto muito, conheço toda a programação, enfim, na hora do descanso, é o que vejo quando não estou lendo ou estudando. Maaaaas, conheço pessoas que também assistem este tipo de programa, mas acabam absorvendo as histórias para si, ficam com medo de sair, desconfiam de todos, logo, não recomendo continuar assistindo este tipo de coisa. Entende o que quero dizer? Acaba sendo um informação em “excesso” que você absorve e a bloqueia em alguma questão na vida.

Depois me conta se você fez o exercício acima!

Sugiro a leitura destas fontes:

Um beijo, Suhellen Dolenga

No próximo post, já separa o caderno e a caneta que vou te passar algumas formas de como acabar com esses bloqueios criativos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *