Imagem e estilo sem neuras

Série Cores: Preto – Contexto e desafio de look com uma peça da cor

Oi, tudo bem? Essa semana eu falo sobre a cor preta. Para começar, existem 50 tons de preto diferentes, dentre os mais conhecidos, preto nanquim, preto ônix e preto grafite.

Uma das perguntas que ficam no ar é de que: preto é realmente uma cor? O impressionismo não reconheceu o preto como uma cor porque eles têm só um tema, a cor. Mas o preto foi de fato declarado como uma “não cor” já que é a ausência de todas as cores, ao contrário do branco que é a junção de todas as cores do arco-íris, entendeu?

Mas para Renoir, um dos grandes nomes do impressionismo, o “preto é a rainha de todas as cores” da mesma forma que Van Gogh disse que “o preto e o branco tem a sua razão e importância, e quem os deixa de lado não se sai bem.

O preto é a cor preferida dos jovens pois rementem as coisas da moda ou até mesmo caras e luxuosas, já os idosos remetem a morte e de fato a cor preta é uma das que simbolizam o luto em algumas culturas.

Agora, a cor preta usada com outras cores pode trazer significados diferentes, como preto e amarelo simbolizam egoísmo e culpa, o vermelho com o preto, o ódio, o preto com violeta já traz a magia e o oculto. Também é conhecida como a cor da sujeira, do que é mau e do azar ou a cor dos sacerdotes e dos conservadores e na idade média, a cor que sempre foi vista como riqueza, foi desaparecendo devido as mudanças das classes.

Como todas as cores, a tinturaria preta também passou por uma fase de ciência secreta mas evoluiu com o tempo e o preto virou moda no mundo inteiro e inclusive já foi a cor do vestido de noiva por volta de 1900. Os vestidos podiam ser reaproveitados depois em festas e celebrações, a escolha por vestidos de noiva preto era porque muito casamento na época era visto como um negócio como uma fusão comercial.

Preto também é a cor da elegância e a moda feminina na grande maioria sempre foi desenvolvida por homens, mas uma referência que revolucionou o mundo da moda é a Coco Chanel e a roupa preta é sempre a preferida porque é a cor da individualidade, que menos depende da moda e na grande maioria, que combina mais.

E para finalizar, a cor preta também faz menção a coisas proibidas, organizações secretas e algumas extremidades, mas é a cor preferida dos designs quando precisam trabalhar algo que remeta ao luxo.

Curtiu? Me siga para acompanhar a serie cores.

Um beijo, Suh Dolenga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *