Bizarro mas real. Estes dias eu estava pensando no quanto me desgasto saindo quando penso que preciso interagir com pessoas. Tenho percebido o quanto tem sido um tanto quanto complicado ‘conversar’ – confesso que nunca foi algo tão fácil, por eu pensar diferente em vários pontos – mas hoje em dia parece que tomou uma proporção tão grande que preciso tratar disso aqui com vocês.
Primeiro, acontece com você, também?
Hoje em dia vejo que as pessoas amam fazer tudo em grupo: ‘ah porque vou com o grupo da academia….” “porque vou com o grupo da firma ou do condomínio”...” mas mesmo que sejam “grupos de interesse comum” o tal assunto não vem. Por mais que um interesse seja o comum – que normalmente foi o que formou o grupo, nem sempre o resto dos pensamentos, gostos e ideias sejam os mesmos – e dai começa o problema porque você automaticamente cria um conflito interno: “ah mas se eu tocar neste assunto, fulana pode se sentir ofendida” ou…”será que fica chato eu falar minha ideia sobre tal projeto para o casal, mas eles parecem tão nariz empinado que podem achar besteira“… e a vida segue com você sendo parte apenas de um grupo, mas no fundo está sempre sozinho, com seus pensamentos.
Eu percebo muito isso quando saio e quando me convidam pelos “tais grupos” – na hora eu já penso mil vezes, porque parece um ciclo vicioso: o pensamento não bate, a visão sobre a vida e conquistas é diferente, o que é prioridade pra um é besteira para outros e puxar um assunto para se introsar pode ser a pior coisa. Infelizmente por mais que exista tanta informação e estarmos rodeados de tanta coisa acontecendo, parece que temos um catálogo enorme de tudo um pouco disponível, o problema é que mesmo com tudo, a falta do tudo é o que completa – você entendeu? Muitas vezes falta assunto porque estamos sobrecarregados de tudo, vem o bloqueio criativo, do medo, da vergonha, de parecer chato e por ai vai.
E o excesso de informação faz agirmos e termos estes comportamentos, além de que online ou por mensagem tudo se resume a meme, ícones, joinhas e assim foi a conversa.
Mas….
Será que você realmente esta fazendo parte do grupo certo? Ou esta tentando se encaixar para caber em algum… o medo de parecer solitário, sozinho na vida e sem amigos ainda assombra muitas pessoas que prefererem se agarrar em “conversas vazias”, “momentos frios” e que com certeza não terão uma memória compartilhável positiva.
Mas já pensou em arriscar e falar em assuntos que você de fato gosta? As vezes o que falta é alguém para iniciar o que todos também estão esperando.
Pensa nisso!
Um beijo, Suh Dolenga