“Enquanto uns choram, outros vendem lenço” é a melhor frase para começar o assunto que quero trazer hoje e já me pediram muito para falar lá no Insta – e este é o momento!
Desde que iniciei minha loja online de acessórios, eu venho procurado melhorar a cada dia. Entre erros e acertos, mudanças e testes, sigo forte e uma coisa eu nunca deixei de ter: o atendimento humanizado, o carisma, carater e o cuidado com cada uma das minhas clientes, apoiadores, quem está comigo sempre e me ajudando de alguma forma. As coisas não se constrõe sozinhas.
“O carisma de uma pessoa não se encontra na quantidade de amigos que ela tem, mas sim, na maneira como cativa os poucos que possui.” – Desconhecido
Tudo começa na cultura da marca, da empresa
A identidade do seu negócio, o que você transmiste, acredita, é a favor, contra, o comportamento, os rituais, a linguagem, termos, música, sensações, experiências… é mais sério, é mais de memes e piadas, irônica… resumindo, o que o seu negócio representa diz muito sobre quem você é, também..
No meu caso, a minha loja desde o início venho trabalhando para trazer mais a minha essência e é voltada para o público feminino, que ama estar impecável, com muito estilo, atitude, ama um Heavy Metal, são gateiras e independentes. Isso tudo surgiu de um apelido que ganhei ainda na adolescência quando passei a me arrumar muito para ir em shows (porque tinha tantas que se preocupavam com a forma que eu me vestia) – ai surgiu a “Patty do Metal“, e resolvi transformar o apelidinho carinhoso em negócio, pois muitas meninas se identificam com isso, também.
Humanizar não é abrir seu diário, a sua vida íntima de forma escancarada no seu negócio
Quando se diz “humanizar” o seu negócio, muitas pessoas passam a acreditar que é mostrar o seu dia a dia inteiro nas redes sociais do seu negócio. E não é, gente. Humanizar o seu negócio é você incluir trechos relevantes do seu dia a dia, mas que tenham ligação com o que você vende.
Por exemplo, uma análise apenas para ilustrar a ideia:
Como vejo que muitas vezes é feito: A pessoa trabalha com camisetas, começa a fazer stories no shopping, esta na fila para comprar um suco mas por descuido a atendente derruba o suco nela e a mesma reclamar na rede social do negócio dela, falando de forma inadequada sobre a situação, sendo que poderia ser resolvido em off. Nem no perfil pessoal, vejo como adequado algo assim, pois muitas cientes podem chegar através de você, a identificação vem muito pelo que você é também fora do se negócio. Você acaba sendo uma figura ‘pública’ por conta da sua marca. Reflita.
Quer comentar sobre a situação, veja como eu faria se tivesse no lugar dela: Começaria o stories no shopping, mostrando o look que escolhi, falaria da camiseta que estou usando e está disponivel na loja, (porque eu uso o que vendo). Com isto, sem querer, a atendente derruba o suco em mim e mancha a camiseta. Levaria numa boa e o pulo do gato esta ai no meio: aproveitar a situação e trazer um conteúdo como uma solução para as clientes – “meninas, sem querer caiu suco na minha camiseta, mas eu tenho uma solução super fácil de como lavar e tirar a mancha da sua camiseta em casa se acontecer isso, com você, também“.
Simples, vendável de forma humanizada, carisma por saber levar a situação numa boa e não sair ofendendo ninguém. Entende o que seria humanizar o seu negócio? Ninguém vai pra uma loja ouvir reclamação, choro, a pessoa vai para seguir uma líder, uma pessoa que entende o que faz, onde quer chegar e traz soluções para as clientes. Por isso eu disse no início: “Enquanto uns choram, outros vendem lenço” , é isso, sobre isso!
De cliente para amiga – atendimento de ouro!
Desde que iniciei a loja eu sempre prezei pelo atendimento impecável com cada uma das clientes. Eu mesma converso com cada uma, respondo dúvidas, dou a atenção necessária a ajudando a entender sobre o que vendo na loja, como o acessório irá ser bom para ela e por ai vai. Em nenhum momento eu vou expor de forma a ridicularizar alguém que está acreditando no que faço, confiando em mim, ajudando meu negócio crescer. Se tenho algum problema, vou resolver da melhor forma possível. Por isso eu sempre digo, ter um negócio é maravilhoso, mas não é para todo mundo, é necessário, paciência, estudo, entender sobre pessoas, é sobre se dedicar mesmo que seja em vão. Reflita.
“Você me passa seus fornecedores?” – Não, mas vendo a informação que você quer.
Desde o início as informações, materiais, fornecedores não cairam do céu na minha mão. Tive que ir atrás de todos. Com isto, você dispõe de tempo, pesquisa, deslocamento para ir pessoalmente conhecer, conversas, reuniões, pedidos de outras cidades tem frete, você investe em materiais para conhecer, testar… e isto tem um preço. Então, não passe de graça o que você precisou investir para conseguir. Valorize seu trabalho, sim, sua lista de fornecedores também entra aqui.
Recomendo a leitura:
- “Enquanto uns choram, outros vendem lenço”: sobre oportunidades e conexões
- 10 maneiras de comunicar de forma humanizada no atendimento
Um beijo, Suhellen Dolenga