Para muitas pessoas, ir no museu pode não parecer divertido e até mesmo antiquado. Muitos cresceram escutando que museu é coisa de gente rica, artistas, estudantes de arte e a pergunta clássica:”o que você entende disso tudo?”, acertei?
Infelizmente é uma realidade ainda vivida, mas te garanto que museu é um dos melhores lugares para se visitar e eu insiro sempre como um dos principais passeios quando realizo viagens.
Ao visitar museus, você esta trabalhando e ativando sua criatividade, estimulando pensamentos, o imaginário e recarregando sua bagagem de inspirações. Passear por um lugar assim, é a pausa que você e seus pensamentos precisam mas ao mesmo tempo, é um momento de conhecimento, aprendizado, descobertas de coisas novas.
Os museus não são apenas pontos de exposição de obras e trabalhos artísticos, todos carregam uma história, uma cultura, a memória de um povo ou civilização. Durante um bom tempo, estes locais eram restrito pela elite e somente pessoas selecionadas e com convites tinham acesso as obras. Hoje, é aberto ao público e todos podem ter contato com uma gama de informações que fizeram e fazem parte da evolução e crescimento de todos em seu tempo.
Esta enganado quem acha que visitar museus é algo tedioso, hoje em dia muitos procuram transformar as exposições em grandes espetáculos como também disponibilizar materiais e apresentações em vídeos, multimídias, atividades recreativas, resumindo, você interage com a obra – eu adoro essa parte! <3
Atualmente já é possível realizar visitas por alguns museus sem precisar sair de casa. O Louvre Museum é um dos mais fomosos e entra nesta lista. Do conforto do seu lar, você pode andar pelos corredores, estar perto de grandes obras, como a Monalisa e saber mais da história que o local compartilha. Acesse aqui
Outra opção para quem adora consumir conteúdo online, são os aplicativos de arte. De forma acessível, você consegue “sair da sua bolha” em momentos de bloqueio criativo, apenas acessando alguns apps. Conheça alguns aqui
Mas agora, pra finalizar: Quem lembra a cena do Ferris Buller em Curtindo A Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off, 1986)? Ele interage total com a arte e a imaginação e criatividade que o personagem tem por conta da curiosidade. Fica a dica de filme pra hoje!
Sugiro a leitura:
- 6 motivos (dentre muitos) para ir ao museu sozinho
- Importância dos museus para a preservação da cultura
- Médicos prescrevem passeios a museus como parte de tratamento de doenças importantes
- Lista de museus
- 30 museus virtuais para você visitar sem sair de casa!
- APLICATIVOS DE ARTE: 11 APPS PARA QUEM AMA ART