Para muitos é somente uma data, mas já percebeu o quanto a fotografia faz parte da nossa vida? Tudo que é visual se torna mais atrativo, nos conquista, mexe com sentimentos e a imaginação.
A história da fotografia começa em 1826, com o primeiro registro realizado na França, por Joseph Niépce e aqui no Brasil, nas mesma época, por Hercule Florence. Conheça cada detalhe da história da fotografia, no Educa Mais Brasil.
A fotografia na minha vida começou desde criança, já tinha contato com a máquina de filme, era uma surpresa sempre que revelava – quanto filme ruim e queimado, gente. Hoje em dia, temos a opção de deletar, editar, recriar, manipular com facilidade.
Em 2013, logo após que me formei em Administração, resolvi estudar fotografia, meus pais não entenderam porque disso sendo que eu estava formada e deveria correr atrás da profissão – foi ai que disse, agora posso pagar para fazer o que gosto de fato – a fotografia me abriu a visão de um mundo que eu não conhecia, um mundo interno, só meu, que eu podia transformar em imagens e contar histórias. Além disso, é uma área que você conhece pessoas incríveis e algumas amizades que já me renderam alguns projetos e parcerias muito boas.
Durante um tempo fotografei de tudo um pouco: casamento, aniversário, shows, eventos, teatro, ensaios diversos. Participei de eventos, workshops, exposições e até premiações. Em 2016, trabalhei por um espaço curto de tempo, em um estúdio focado em família, newborn e crianças/jovens. Tudo isso foi um aprendizado enorme pra vida. Mesmo passando por várias areas, meu amor é fotorafia documental/fotojornalismo, não sei explicar mas é onde consigo mostrar o dia a dia, a história sem cortes, o sentimento da realidade nua e crua.
Ainda em 2013/2014, entrei em um projeto com mais dois fotógrafos que também amavam fotografia de rua, um dos projetos que estava tendo reconhecimento e caminhando perfeitamente, foi o “Caos Descrito“. Saímos em algumas revistas do estilo (aqui e aqui) e havia participação de alguns escritores, infelizmente não seguimos com o projeto depois de três anos nas guardo boas lembranças.
Engraçado reler minha descrição no projeto, alguns anos depois “Ainda pretende também estudar Cinema ou partir logo para um mestrado focado no estudo do cinema e do audiovisual – o sonho de se tornar uma cineasta de filmes B ou quem sabe uma pesquisadora da área do qual desde criança sempre se interessou por obras que as amigas morrem de medo, enquanto isso não acontece, escreve sobre cinema B.” – de fato estudei Cinema, me especializei na PUC/PR (2019/2021) em Produção em Cinema e Mercado Audiovisual”, não segui de fato a carreira de ~ cineasta lado b ~ que sempre sonhei, mas o que aprendi tenho adaptado para a vida e em projetos como este aqui e em minha loja.
Hoje, no intervalo de outro trabalho, olhei pra janela e lembrei dessa fase das fotos de rua ou para alguns, fotos urbanas, deu saudade, deu e muita!
Mas me conta aqui nos comentários, qual a sua história com a fotografia?
Um beijo,
Suhellen Dolenga