“Você é tão blogueirinha fazendo vídeo, falando no stories”.
Primeiro que qualquer pessoa pode aparecer, falar, compartilhar o que sabe e principalmente se você oferece um serviço ou produto é muito normal estar na frente das câmeras.
Como foi uma das perguntas que me enviaram esses dias e há tempos eu sempre escuto algo sobre, segue algumas orientações para quem quer começar a aparecer nos stories e até mesmo gravar vídeos.
Treine sozinha (o)
Sim, uma das dicas principais é você treinar sozinha(o), seja na frente de um espelho ou se gravando e assistindo para ver o que precisa melhorar. Mas treinar, é fundamental, não tem como fugir desta etapa.
Insira no seu dia-a-dia
O celular é o meio mais fácil e rápido para você usar no dia a dia quando se precisa fotografar e gravar um vídeo. Comece a inserir isto na rotina, seja um stories ou vídeo mostrando algo. Aos poucos você vai perceber que é mais simples do que imaginava.
Não se compare
Cada um tem um jeito diferente de se expressar e muitos começaram como você! Quanto mais você se compara, mais difícil fica de começar.
Opiniões e risadinhas
Lembre-se, todo mundo erra, refazer e aprender faz parte do processo da evolução. Quem age assim, normalmente gostaria de estar fazendo o que você tem coragem, mesmo com todos os medos. Não esqueça que muitas vezes, alguém está se inspirando em você.
Busque referências
Sejam em canais, filmes, programas de tv, vídeos, música,… É necessário sair da bolha muitas vezes para que novas idéias, inspirações, dicas apareçam e te ajudem a se desenvolver aos poucos.
Estude
E aqui vale para tudo, posição da câmera, ângulos, iluminação, roupas, decoração, linguagem corporal, poses, o que fazer e evitar. É necessário estudar para que você possa fazer um trabalho ótimo como também passar a mensagem que deseja. Assista vídeos de postura, exercícios de dicção e principalmente, o assunto que pretende trazer.
Você realmente está vivendo a sua vida?
Pode soar estranho mas de fato é uma pergunta a se pensar. Você precisa fazer o que te faz bem, ser quem você é. Muitas vezes você pode estar perdendo ‘tempo’ e oportunidades por estar seguindo e/ou querendo ser/viver a vida de outra pessoa. Admira alguém? Gostaria de ser como alguém? Use isso como inspiração e comece a se mexer.
Mas a pergunta que ninguém faz: você precisa mesmo aparecer/gravar?
Acima de tudo, você precisa fazer o que te faz bem, o que você sente mais confortável. Não se sinta obrigada (o) a aparecer/fazer algo apenas porque todos estão fazendo. Escolha a opção que encaixe melhor para o seu negócio, para você.
Dezembro está sendo uma loucura e estou aparecendo pouco, mas estou aqui, e claro, tem vídeo do tema.
Um beijo,
Suhellen Dolenga