Blog(ueira) que diz?

5 filmes sobre fotografia, inspiração e criatividade

Sábado e para muitos é dia de descanso mas pra mim é de trabalho!

Para quem for ficar em casa, hoje, minha orientação é você assistir está seleção que compartilho, para entender mais sobre fotografia, criatividade e ajudar com a inspiração – independente do que você trabalha.

1. Abstract (original Netflix) | Abstract: The Art of Design, 2017 (EUA)

É uma série-documental que a cada episódio retrata sobre um diferente profissional/artista (fotógrafo, arquiteto, design) dentre outros e em todos eles, mostram a importância da criatividade e referências visuais.

Oriento aos que me perguntam sobre criatividade, assistir *

2. Annie Leibovitz – A vida através das lentes | Annie Leibovitz: Life through a lens, 2007 (EUA)

Um documentário incrível que retrata a trajetória da fotógrafa Annie Leibovitz desde o início da sua carreira na Rolling Stone, como na Vogue, seu último trabalho. Além disso, mostram insights sobre o processo fotográfico dela. Moda, comportamento e combates/conflitos são os temas abordadas por Annie.

Para quem precisa de inspiração na area de Moda, oriento conhecer o trabalho dela*

3. A fotografia oculta de Vivian Maier” | Finding Vivian Maier, 2013 (EUA)

O documentário conta sobre a caixa de negativos que o próprio diretor, John Maloof conseguiu em um leilão e quando ele percebeu, eram da fotógrafa Vivian Maier. Através de John, ela ganhou seu devido reconhecimento, mostrando sua vida reservada, solitária, mas criativa com suas fotografias urbanas.

Inspirador para todos*

4. A Pele | Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus, 2006 (EUA)

Para os fãs de fotografias em preto e branco, em formato quadrado, com temas indesejados e considerados, bizarros pela sociedade da época em um olhar misterioso e fantástico, ao mesmo tempo. O longa conta a história da excêntrica fotógrafa do século XX, Diane Arbus, vivida pela Nicole Kidman.

Aos que gostam de um olhar mais documental/retrato, oriento conhecer os trabalhos da Diane Arbus*

5. Blow-Up – Depois Daquele Beijo | Blow-up, 1966 (Reino Unido/Itália)

Um fotógrafo de moda se sente estagnado mesmo cercado de pessoas bem sucedidas, mas a vida toma um rumo diferente quando ele percebe que pode ter registrado acidentalmente um assassinato.

Para quem prefere assistir um filme apenas, recomendo este drama, mistério, thriller que no final faz refletir sobre o que registramos além dos nossos olhos. Ele trabalha também a questão do Voyeurismo*

As três fotógrafas que inclui, são algumas as minhas preferidas, vale conhecer melhor.

Curtiu? Qual te chamou mais a atenção? Me conta depois o que você achou!

Um beijo,

Suhellen Dolenga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *